Início Formação Espiritual “Invoca-me e te responderei, revelando-te grandes coisas misteriosas que ignoras”.

“Invoca-me e te responderei, revelando-te grandes coisas misteriosas que ignoras”.


Por Dionise Cordeiro da Costa
Consagrada de Aliança da Fraternidade Nª Sª da Evangelização

Às vezes, não achamos a solução dos problemas porque nos falta procurá-las aos pés de Jesus. Quantas vezes tentamos achar soluções humanas, psicológicas... Mas tem coisas que só o Senhor pode nos revelar.

Ele poderá nos revelar na oração, falando conosco em nossa alma ou através de sinais externos: da natureza, de uma pessoa, de uma homilia, de um livro, da Bíblia... Muitas vezes vão se confirmar estes sinais, por exemplo: depois de um momento de oração eu chego à conclusão de que não posso continuar em cima do muro, tenho que fazer uma escolha. Depois disso, vou à missa e o padre diz: “Não podemos ficar em cima do muro, devemos fazer uma escolha! Se queremos ser da luz, devemos escolher a luz e ser por inteiro da luz, sem meio termo”. Ou ainda ele pode falar: “Não podemos servir a dois senhores”, ... O fato é que Deus vai se revelando através de vários sinais e devemos ficar atentos para perceber o que Ele quer nos dizer.

“Invoca-me e te responderei, revelando-te grandes coisas misteriosas que ignoras”. (Jr 33,1ss.)

O que estamos ignorando? Talvez Deus queira algo de nós, queira que renunciemos o nosso orgulho, que sejamos humildes ou que valorizemos mais os irmãos e paremos de criticar. Talvez eu não tenha tempo de rezar e o único tempo que tenho é o tempo em que assisto tal programa que gosto e que acho que vai espairecer a minha cabeça. Mas, se o Senhor me pede esse tempo, e eu o dou a Ele, minha satisfação interior será maior do que o programa que assistiria para espairecer. Se queremos comprovar isso, é preciso que façamos a experiência e veremos então quais são os resultados melhores, quais são as escolhas que dão mais fruto.

Para mudar certos hábitos, abandonar vícios, vencer pecados, é necessário primeiro decidir-se, sair do lugar onde está para avançar. É necessário fazer um planejamento. Um atleta para adquirir uma resistência precisa treinar e ter uma alimentação adequada. No início ele vai conseguir correr talvez 10 minutos. Mas depois de um tempo de treinamento, conseguirá correr 20 minutos, depois 30 e conforme for treinando e perseverando, mais ele vai ir adquirindo resistência e progredindo. Ele também vai precisar de alguém que o ensine os métodos adequados e que o motive a perseverar.

Em nossa vida espiritual também é assim: é preciso ter um treinador, e nesse caso, um padre sábio que nos indique os meios para vencermos tal pecado, nos mostrando, por exemplo, como praticar a virtude que é contrária àquele pecado. Não só o conselho dele, mas também a confissão nos ajudará a vencer o pecado. Quanto mais eu confessar determinado pecado com arrependimento sincero, mais eu vencerei. A confissão é um sacramento que foi instituído pelo próprio filho de Deus, Jesus Cristo. Ele diz em João 20, 23 aos apóstolos: “Àqueles a quem perdoardes os pecados, lhes serão perdoados”.

Um padre de Portugal, chamado Pe. Duarte Lara, diz em um de seus vídeos que se queremos nos libertar, precisamos nos agarrar com Deus. As suas dicas são: confissão pelo menos uma vez por mês (se cair em um pecado mortal confessar-se em seguida); a missa, se possível, diária, pois é a oração mais libertadora que existe, já que nela recebemos o próprio corpo de Cristo; o terço, principalmente em família; - depois ele cita uma oração de libertação, que postarei em seguida deste texto. Na minha comunidade, também fazemos adoração eucarística (contemplamos Jesus Eucarístico em silêncio) e a meditação da palavra. Já com isso, o inimigo de Deus não poderá nos prejudicar com seus malefícios.

Quando as aranhas começam a aparecer em uma casa é sinal que é preciso fazer uma faxina. Assim é na nossa alma, quando começam a aparecer situações em que nos vemos enfraquecidos, é preciso que façamos uma faxina na confissão e sigamos os passos citados acima, para que haja uma grande limpeza. Só assim conseguiremos vencer.

Um dos Padres do deserto, chamado Isaac, o Sírio diz:

“Esforça-te por entrar no teu quarto interior e verás o quarto celeste”.
“A escada desse reino está escondida dentro de ti, na tua alma. Lava-te, pois, do pecado e descobrirás quais os degraus que deves subir”.

É preciso se esforçar para encontrar o quarto do céu dentro de nós, é preciso lavar-se do pecado para subir mais um degrau. Quanto mais cisco vou tirando do meu olho, mais vou enxergando.

Se eu quero avançar mais degraus na minha vida, é preciso decidir-me, subir degrau por degrau e não ficar parado.

A vida é uma contínua escalada, mas quando chegar lá em cima, a vista será ótima, maravilhosa! Por isso decida-se e vá enfrente sem desanimar. Deus está do seu lado e é o seu maior incentivador, o que você mais quer? O Dono do mundo está do seu lado, ou melhor, dentro de ti. Isso é demais!

 
Rádio Fraternidade
Campanha Outubro

0%
A Campanha de 
Outubro foi um
sucesso! Muito
obrigado. Conte com
nossas orações! 
Pe.Ladislau Molnár. 

Pesquisa no Site
Mensagens da Bíblia
No mundo tereis aflições. Coragem! Eu venci o mundo. (João 16, 33)
Eventos