Início Formação Humana Um pouco sobre a timidez

Um pouco sobre a timidez

Timidez é uma atitude de reserva, acanhamento, que mostra a necessidade de se retirar, de se afastar de algo doloroso demais. Todos a vivem em algum momento. Funciona como um processo defensivo que permite à pessoa avaliar situações novas com cautela, na busca da resposta adequada para a situação.

O problema está quando a timidez vira corriqueira e se transforma num padrão de funcionamento, passando a reduzir a qualidade de vida, interferindo na expressão nos diferentes relacionamentos, especialmente quando precisa se expor em público.
A pessoa tímida, em geral, não gosta de ser como é. Ao mesmo tempo, busca e evita o contato com os outros. Tem baixa auto-estima e uma auto-imagem negativa, além de elevada auto-exigência. Tem poucos amigos, dificuldade para iniciar uma conversa, e grande preocupação com o que os outros pensam. Experimenta diversas reações corporais (como rubor, "frio na barriga" etc), além de sentimentos como vergonha, tristeza, ansiedade, frustração, insegurança, medos...

Muito sofrimento acompanha a pessoa tímida, mas trata-se de uma dificuldade possível de ser superada, com paciência, persistência, empenho e psicoterapia. Em alguns casos, pode ser importante o acompanhamento psiquiátrico. Aliás, paciência é algo difícil para quem é tímido, mas é um ponto importante de ser trabalhado. Não há como mudar imediatamente, por mais que se queira. Mudar leva tempo mesmo. E lutar contra isso mais prejudica e faz o comportamento perdurar. Aceitar e acolher o próprio processo, o seu tempo, a própria timidez, é um grande passo para a auto-segurança e, consequente, para a expressão diante dos outros. Associado a isso, é importante trabalhar a exigência. Sempre vamos falhar. O extrovertido também falha – e muitas vezes se atrapalha na sua expressão. Quanto mais licença se der para ser quem se é, mais à vontade se pode sentir no relacionamento com os outros. Quem sabe, aos poucos, se pode dar conta de que esse extrovertido desejado está dentro de si mesmo!

Fonte:  * Texto publicado no jornal Cidade leste, edição de março de 2012

 
Rádio Fraternidade
Campanha Outubro

0%
A Campanha de 
Outubro foi um
sucesso! Muito
obrigado. Conte com
nossas orações! 
Pe.Ladislau Molnár. 

Pesquisa no Site
Mensagens da Bíblia
Nada temas, porque estou contigo, não lances olhares desesperados, pois eu sou teu Deus. (Isaias 41, 10)
Eventos