Início Formação Teológica Castidade - um dom de Deus e uma busca humana

Castidade - um dom de Deus e uma busca humana

Por Rosane Rodrigues
Consagrada de Vida da Fraternidade Nª Sª da Evangelização

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo refletir um dos aspectos mais atraentes e também mais complexos da realidade humana: a nossa sexualidade. Uma reflexão realizada a luz do plano amoroso de Deus para a humanidade e abrangendo algumas questões inerentes a este tema as quais devem ser consideradas dentro de um contexto religioso e cultural.
 Em nossos dias em que muitos homens, mulheres, e também jovens, em prol de uma sociedade “livre” e autônoma buscam, em geral, relacionamentos efêmeros, sem nenhum comprometimento real e verdadeiro com o outro e, além disso, alheios ao verdadeiro significado das palavras amor e doação, sem, todavia com isso querer fazer acusações, mas, tão somente procurar evidenciar a beleza presente na vida de uma pessoa que vivencia sua sexualidade de maneira integrada e apoiada nos valores cristãos.
É notório que nas últimas décadas ocorreu um número sempre mais crescente de homens e mulheres ansiosos por uma vida de união meramente carnal, porém, totalmente desprovidos de um olhar místico sobre a própria sexualidade em vista de uma realidade futura, realidade esta que era o projeto inicial de Deus para a humanidade como é narrado no primeiro livro das Sagradas Escrituras, o livro do Gênesis.
Após uma síntese analítica sobre a sexualidade humana, do seu código de linguagem e dos aspectos gerais concernentes ao seu desenvolvimento saudável se procurou clarificar os conceitos a respeito da castidade, virtude a qual toda a pessoa é chamada a viver. Essa virtude, que nos é dada pelo próprio Espírito Santo de Deus, nos é proposta como um caminho para alcançar a transcendência e que ao longo de muitas gerações foi entendida de uma maneira acanhada, isto é, como apenas um modo de refrear as relações pré-matrimoniais ou de defender os cônjuges das armadilhas das paixões , quando na verdade, a castidade vai, além disso.
A reflexão se destina a todos que, de alguma forma, buscam compreender os elementos chaves nos quais está baseada a sexualidade humana como um todo, sob o ponto de vista moral e religioso, levando em conta, igualmente, o estudo de alguns renomados autores desta matéria.

 
Rádio Fraternidade
Campanha Outubro

10%
A Campanha de 
Outubro foi um
sucesso! Muito
obrigado. Conte com
nossas orações! 
Pe.Ladislau Molnár. 

Pesquisa no Site
Mensagens da Bíblia
A oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. (Tiago 5, 15)
Eventos