A Fraternidade tem uma preocupação social, a exemplo de outras entidades da Igreja Católica e do próprio Vaticano, que investe grandes somas na caridade em várias partes do mundo.
JUSTIFICATIVA
A partir de uma realidade onde evidenciam-se situações de pobreza, desemprego, violência, abandono, descrença e demais aspectos que contribuem para a exclusão, a Fraternidade decidiu atuar com ações educativas e de assistência social na Paróquia São Martinho, em Porto Alegre (RS).
OBJETIVOS GERAIS
1) Contribuir no aumento do número de crianças e adolescentes que tenham seus direitos fundamentais garantidos, e dignidade para tornarem-se adultos responsáveis, participativos e solidários;
2) Construção de uma sociedade mais fraterna, valorizando princípios como liberdade, respeito, fé, justiça, entre outros.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1) Prevenir situações de risco, como uso de drogas, violência, evação escolar, etc; 2) Aumentar a auto-estima, valorizar qualidades e desenvolver habilidades; 3) Incentivar a autonomia; 4) Contribuir na promoção da convivência familiar e comunitária; 5) Difundir a promoção cultural e social; 6) Desenvolver ações educativas que venham contribuir no processo de aprendizagem escolar e nas relações com professores e colegas; 7) Promover a ações de cidadania e inclusão social; 8) Orientar as famílias na garantia de acesso a políticas públicas.
METODOLOGIA
A Fraternidade, com o apoio dos Sócios-Evangelizadores e Consagrados, pretende desenvolver seis Projetos:
1) Jovens Mãos Limpas Ação que oportuniza às crianças e adolescentes à prática de um esporte, e a partir desta aproximação possibilitar que a equipe identifique situações de risco, demandas e expectativas, para posterior atendimento na Fundação e encaminhamento a recursos da comunidade. O programa pretende oportunizar a participação das famílias e será desenvolvido por voluntários nos finais de semana.
2) Primeiros Passos Ação que coloca crianças e adolescentes frente à arte de dançar e expressar-se. Sua proposta será desenvolvida com o apoio de uma profissional que dedica-se voluntariamente a esta iniciativa de inclusão social.
3) Fraternidade em cena Ação que está voltada para a cultura e comunicação, oportunizando crianças e adolescentes a desenvolverem suas capacidades de participação, expressão, construção e autonomia. O trabalho também será desenvolvido por uma equipe de voluntários.
4) Coração Fraterno Ação que se inspira na música para ouvir e aproximar-se da realidade das crianças e adolescentes da comunidade, oportunizando também que suas habilidades, talentos e projetos de vida sejam expressos, compreendidos e incentivados. O trabalho também será desenvolvido por uma equipe de voluntários.
5) Reforço escolar Ação que atenderá a uma demanda de crianças e adolescentes que encontram dificuldades na aprendizagem escolar e necessitam de um espaço de apoio e incentivo para superação, perseverança e conquista. O trabalho também será desenvolvido por uma equipe de voluntários.
6) Atelier Fraterno Ação que pretende atender crianças, adolescentes e adultos em encontros de artesanato, possibilitando a expressão da subjetividade, os desejos, a imaginação e as realidades vivenciadas. Os produtos das atividades poderão tornar-se geração de renda para as famílias. O trabalho também será desenvolvido por uma equipe de voluntários.
Dentro dos projetos serão abordados assuntos como:
* Importância de documentos pessoais, como registro de nascimento, carteira de vacinação, etc; * Incentivo aos estudos e à formação; * Prevenção de doenças; * Esporte, lazer e recreação; * Convivência social e limites; * Perigos das drogas e vantagens de estarem de "cara limpa"; * Educação Ambiental; * Importância da espiritualidade; * Exercício de direitos e cidadania.
A Fraternidade apesar de apresentar, na maioria, projetos voltados para crianças e adolescentes é conhecedora da necessidade de trabalhar conjuntamente com as famílias. E para isso pretende aproximar-se das famílias, desenvolver um cadastro com identificações pessoais, situação de moradia e trabalho, saúde, registros de atendimentos na rede de apoio da comunidade, entre outros.
As famílias que apresentarem situações de risco como desnutrição, falta de vestimenta e medicamentos poderão apresentar suas demandas e aguardarem uma eventual assistência dentro das possibilidades da Fundação Fraternidade, ou os devidos encaminhamentos para os programas da rede pública.
Você pode nos ajudar? Torne-se agora mesmo um SÓCIO-EVANGELIZADOR, assumindo com a fidelidade a implantação e manutenção destes projetos. |