Início Nossa Obra Ação Social

Nossa Obra - Ação Social

A Fraternidade tem uma preocupação social, a exemplo de outras entidades da Igreja Católica e do próprio Vaticano, que investe grandes somas na caridade em várias partes do mundo.

JUSTIFICATIVA

A partir de uma realidade onde evidenciam-se situações de pobreza, desemprego, violência, abandono, descrença e demais aspectos que contribuem para a exclusão, a Fraternidade decidiu atuar com ações educativas e de assistência social na Paróquia São Martinho, em Porto Alegre (RS).

OBJETIVOS GERAIS

1) Contribuir no aumento do número de crianças e adolescentes que tenham seus direitos fundamentais garantidos, e dignidade para tornarem-se adultos responsáveis, participativos e solidários;

2) Construção de uma sociedade mais fraterna, valorizando princípios como liberdade, respeito, fé, justiça, entre outros.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1) Prevenir situações de risco, como uso de drogas, violência, evação escolar, etc;
2) Aumentar a auto-estima, valorizar qualidades e desenvolver habilidades;
3) Incentivar a autonomia;
4) Contribuir na promoção da convivência familiar e comunitária;
5) Difundir a promoção cultural e social;
6) Desenvolver ações educativas que venham contribuir no processo de aprendizagem escolar e nas relações com professores e colegas;
7) Promover a ações de cidadania e inclusão social;
8) Orientar as famílias na garantia de acesso a políticas públicas.

METODOLOGIA

A Fraternidade, com o apoio dos Sócios-Evangelizadores e Consagrados, pretende desenvolver seis Projetos:

1) Jovens Mãos Limpas
Ação que oportuniza às crianças e adolescentes à prática de um esporte, e a partir desta aproximação possibilitar que a equipe identifique situações de risco, demandas e expectativas, para posterior atendimento na Fundação e encaminhamento a recursos da comunidade. O programa pretende oportunizar a participação das famílias e será desenvolvido por voluntários nos finais de semana.

2) Primeiros Passos
Ação que coloca crianças e adolescentes frente à arte de dançar e expressar-se. Sua proposta será desenvolvida com o apoio de uma profissional que dedica-se voluntariamente a esta iniciativa de inclusão social.

3) Fraternidade em cena
Ação que está voltada para a cultura e comunicação, oportunizando crianças e adolescentes a desenvolverem suas capacidades de participação, expressão, construção e autonomia. O trabalho também será desenvolvido por uma equipe de voluntários.

4) Coração Fraterno
Ação que se inspira na música para ouvir e aproximar-se da realidade das crianças e adolescentes da comunidade, oportunizando também que suas habilidades, talentos e projetos de vida sejam expressos, compreendidos e incentivados. O trabalho também será desenvolvido por uma equipe de voluntários.

5) Reforço escolar
Ação que atenderá a uma demanda de crianças e adolescentes que encontram dificuldades na aprendizagem escolar e necessitam de um espaço de apoio e incentivo para superação, perseverança e conquista. O trabalho também será desenvolvido por uma equipe de voluntários.

6) Atelier Fraterno
Ação que pretende atender crianças, adolescentes e adultos em encontros de artesanato, possibilitando a expressão da subjetividade, os desejos, a imaginação e as realidades vivenciadas. Os produtos das atividades poderão tornar-se geração de renda para as famílias. O trabalho também será desenvolvido por uma equipe de voluntários.

Dentro dos projetos serão abordados assuntos como:

* Importância de documentos pessoais, como registro de nascimento, carteira de vacinação, etc;
* Incentivo aos estudos e à formação;
* Prevenção de doenças;
* Esporte, lazer e recreação;
* Convivência social e limites;
* Perigos das drogas e vantagens de estarem de "cara limpa";
* Educação Ambiental;
* Importância da espiritualidade;
* Exercício de direitos e cidadania.

A Fraternidade apesar de apresentar, na maioria, projetos voltados para crianças e adolescentes é conhecedora da necessidade de trabalhar conjuntamente com as famílias. E para isso pretende aproximar-se das famílias, desenvolver um cadastro com identificações pessoais, situação de moradia e trabalho, saúde, registros de atendimentos na rede de apoio da comunidade, entre outros.

As famílias que apresentarem situações de risco como desnutrição, falta de vestimenta e medicamentos poderão apresentar suas demandas e aguardarem uma eventual assistência dentro das possibilidades da Fundação Fraternidade, ou os devidos encaminhamentos para os programas da rede pública.

Você pode nos ajudar? Torne-se agora mesmo um SÓCIO-EVANGELIZADOR, assumindo com a fidelidade a implantação e manutenção destes projetos.

Campanha JUNHO

Precisamos de
sua ajuda para
continuar