Início Nossa Obra Ação Social

Nossa Obra - Ação Social


A Fraternidade tem uma preocupação social, a exemplo de outras entidades da Igreja Católica e do próprio Vaticano, que investe grandes somas na caridade em várias partes do mundo.

JUSTIFICATIVA

A partir de uma realidade onde evidenciam-se situações de pobreza, desemprego, violência, abandono, descrença e demais aspectos que contribuem para a exclusão, a Fraternidade decidiu atuar com ações educativas e de assistência social na Paróquia São Martinho, em Porto Alegre (RS).

OBJETIVOS GERAIS

1) Contribuir no aumento do número de crianças e adolescentes que tenham seus direitos fundamentais garantidos, e dignidade para tornarem-se adultos responsáveis, participativos e solidários;

2) Construção de uma sociedade mais fraterna, valorizando princípios como liberdade, respeito, fé, justiça, entre outros.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1) Prevenir situações de risco, como uso de drogas, violência, evação escolar, etc;
2) Aumentar a auto-estima, valorizar qualidades e desenvolver habilidades;
3) Incentivar a autonomia;
4) Contribuir na promoção da convivência familiar e comunitária;
5) Difundir a promoção cultural e social;
6) Desenvolver ações educativas que venham contribuir no processo de aprendizagem escolar e nas relações com professores e colegas;
7) Promover a ações de cidadania e inclusão social;
8) Orientar as famílias na garantia de acesso a políticas públicas.

METODOLOGIA

A Fraternidade, com o apoio dos Sócios-Evangelizadores e Consagrados, pretende desenvolver seis Projetos:

1) Jovens Mãos Limpas
Ação que oportuniza às crianças e adolescentes à prática de um esporte, e a partir desta aproximação possibilitar que a equipe identifique situações de risco, demandas e expectativas, para posterior atendimento na Fundação e encaminhamento a recursos da comunidade. O programa pretende oportunizar a participação das famílias e será desenvolvido por voluntários nos finais de semana.

2) Primeiros Passos
Ação que coloca crianças e adolescentes frente à arte de dançar e expressar-se. Sua proposta será desenvolvida com o apoio de uma profissional que dedica-se voluntariamente a esta iniciativa de inclusão social.

3) Fraternidade em cena
Ação que está voltada para a cultura e comunicação, oportunizando crianças e adolescentes a desenvolverem suas capacidades de participação, expressão, construção e autonomia. O trabalho também será desenvolvido por uma equipe de voluntários.

4) Coração Fraterno
Ação que se inspira na música para ouvir e aproximar-se da realidade das crianças e adolescentes da comunidade, oportunizando também que suas habilidades, talentos e projetos de vida sejam expressos, compreendidos e incentivados. O trabalho também será desenvolvido por uma equipe de voluntários.

5) Reforço escolar
Ação que atenderá a uma demanda de crianças e adolescentes que encontram dificuldades na aprendizagem escolar e necessitam de um espaço de apoio e incentivo para superação, perseverança e conquista. O trabalho também será desenvolvido por uma equipe de voluntários.

6) Atelier Fraterno
Ação que pretende atender crianças, adolescentes e adultos em encontros de artesanato, possibilitando a expressão da subjetividade, os desejos, a imaginação e as realidades vivenciadas. Os produtos das atividades poderão tornar-se geração de renda para as famílias. O trabalho também será desenvolvido por uma equipe de voluntários.

Dentro dos projetos serão abordados assuntos como:

* Importância de documentos pessoais, como registro de nascimento, carteira de vacinação, etc;
* Incentivo aos estudos e à formação;
* Prevenção de doenças;
* Esporte, lazer e recreação;
* Convivência social e limites;
* Perigos das drogas e vantagens de estarem de "cara limpa";
* Educação Ambiental;
* Importância da espiritualidade;
* Exercício de direitos e cidadania.

A Fraternidade apesar de apresentar, na maioria, projetos voltados para crianças e adolescentes é conhecedora da necessidade de trabalhar conjuntamente com as famílias. E para isso pretende aproximar-se das famílias, desenvolver um cadastro com identificações pessoais, situação de moradia e trabalho, saúde, registros de atendimentos na rede de apoio da comunidade, entre outros.

As famílias que apresentarem situações de risco como desnutrição, falta de vestimenta e medicamentos poderão apresentar suas demandas e aguardarem uma eventual assistência dentro das possibilidades da Fundação Fraternidade, ou os devidos encaminhamentos para os programas da rede pública.

Você pode nos ajudar? Torne-se agora mesmo um SÓCIO-EVANGELIZADOR, assumindo com a fidelidade a implantação e manutenção destes projetos.

Rádio Fraternidade
Campanha JUNHO

65%
Precisamos de
sua ajuda para
continuar
evangelizando!
Pe.Ladislau Molnár.

Pesquisa no Site
Mensagens da Bíblia
Meu filho, se estiveres doente não te descuides de ti, mas ora ao Senhor, que te curará. (Eclesiástico 38, 9)